Cientistas italianos do hospital Santa Maria Annunziata, em Florença, na Itália, acabam de descobrir que o consumo de uma ou duas taças diárias de vinho tinto aumenta a libido feminina.
Para chegar a essa conclusão foram acompanhadas 789 mulheres entre 18 e 50 anos, moradoras na região de Chianti, próxima ao hospital. Apresentado em março na IX Semana da Prevenção Andrológica, promovida pela Società Italiana di Andrologia (SIA), o estudo foi baseado em um questionário que avalia a sexualidade feminina por meio de 19 questões distribuídas segundo a variação: do desejo ao interesse, da lubrificação ao orgasmo e da satisfação à dor.
O estudo mostrou que as mulheres que consomem até dois copos de vinho tinto por dia (11%) têm uma sexualidade melhor do que as do grupo de abstêmias (35%) ou até mesmo em comparação àquelas que bebem ocasionalmente. Esse fato se deve aos polifenóis – estruturas químicas variadas encontradas no vinho tinto. Existem nesse tipo de bebida mais de 300 tipos dessas substâncias que, segundo a pesquisa, têm ação sobre componentes hormonais femininos, em particular o estrogênio. O chocolate, que é rico em antioxidantes, também estimula a sexualidade das mulheres.
Isso sugere que a dupla vinho&chocolate pode ter o efeito de uma bomba afrodisíaca.
Detalhes sobre o assunto serão publicados no livro Bacco e Venere, ovvero vino ed eros nella vita dell’uomo (ainda sem título em português), com lançamento previsto para outubro na Itália, pela editora Giunti. (Flávia Ferreira, jornalista).
Nenhum comentário:
Postar um comentário